quarta-feira, 24 de junho de 2009

Conae 2010 em Alta Floresta





O pólo de Alta Floresta é sede de mais uma etapa da Conferência Nacional de Educação (Conae). Durante dois dias (9 e 10/06) representantes de diferentes segmentos sociais discutem propostas que imprimam ao documento nacional as especificidades da Educação mato-grossense. Sete municípios (Apiacas, Carlinda, Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes, Canaã, Paranaita e Alta Floresta) são representados no evento.
A etapa intermunicipal da Conferência teve início com as boas vindas do diretor José Antonio Tobias, da União das Faculdades de Alta Floresta (Uniflor), sede do evento, sucedida por uma apresentação cultural de balé clássico. Na formação da mesa, representantes de câmaras municipais, secretaria de educação, representantes sindicais, Conselho Estadual de Educação, Secretaria de Estado de Educação e prefeitura de Alta Floresta.


Foram representados na etapa de Alta Floresta mais de 100 mil habitantes dos sete municípios que integram o pólo de Alta Floresta. São professores, gestores municipais, estudantes, pais de alunos e demais representantes da sociedade constituída. Eles se dividem em grupos de trabalhos para abordar os seis eixos de discussão para a construção do Sistema Nacional e Articulado de Educação. Esse é um momento novo no país com a realização de uma série de conferências” , destacou o secretário de políticas educacionais do Sindicato dos Trabalhadores , Henrique Lopes do Nascimento. Conforme ele, é a consolidação de propostas de políticas democráticas nacionais.


A criação de um Sistema Nacional Educação busca a unidade das políticas educacionais no país, sem tirar a autonomia dos demais entes federativos, Estados e Municípios. “Com a Conae resgataremos uma dívida social no atendimento educacional, qualificaremos a educação, definiremos um piso salarial, financiamento e debateremos a formação dos profissionais da educação”, acredita a secretária-adjunta de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Vera Lúcia Araújo.
fonte: www.seduc.mt.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário