quinta-feira, 9 de julho de 2009

Avaliação e Relatório na Escola Organizada por
Ciclos de Formação Humana
Reflexões pertinentes


CEFAPRO DE ALTA FLORESTA-MT EM PARCERIA COM A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO REALIZA OFICINA SOBRE AVALIAÇÃO E RELATÓRIO DESCRITIVO NA ESCOLA ORGANIZADA POR CICLO DE FORMAÇÃO HUMANA

Realizou-se nos dias 30 de Junho e 01 de Julho do corrente ano, no auditório da União das Faculdades de Alta Floresta-Mt-UNIFLOR, uma palestra sobre Avaliação e Relatório na perspectiva da Escola Organizada por Ciclo de Formação Humana, ministrada pela Professora Marilze Nascimento Guerrise, Técnica da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso/SEDUC.
Segundo a Professora, a sociedade atual é Grafocêntrica , Letrada e Imersa em Crises."Tudo gira em torno da leitura e escrita...Quem não sabe ler e escrever é excluído do processo”. Neste sentido, a escola e, somente ela, enquanto instituição histórica e socialmente construída pela humanidade é a grande responsável por levar até o aluno o conhecimento formal e as formas convencionais de leitura e escrita.
Na escola organizada por Ciclo de Formação Humana todos podem aprender e são capazes de aprender, pois a aprendizagem não é um processo linear e nem se concretiza em todos os alunos ao mesmo tempo. Respeita o tempo de vida e as características peculiares de cada ser humano no seu processo de desenvolvimento e de aprendizagem.
De acordo com a Professora Marilze, cinco pontos merecem destaque enquanto desafios dos Professores na atualidade: ter compromisso político com a tarefa de ensinar; ter competência técnica no domínio do conteúdo; ter competência pedagógica para saber conduzir o ensino, competência esta construída pelo professor através da prática pedagógica, ter compromisso com a formação continuada e competência humana.
Estas e outras reflexões foram abordadas na palestra sobre avaliação e Relatório na Perspectiva da Escola Organizada por Ciclos de Formação Humana. Para finalizar, a professora ressaltou: “O ensino que não leva à aprendizagem é inútil...ensinar é responsabilidade do professor e a aprendizagem é compromisso do aluno”. Desta forma, a preocupação da escola deve ser com a aprendizagem significativa do aluno e não apenas com a avaliação.
Segundo Cabrera ( 2006: 25 ) “avaliar é característica da condição humana...por ser o homem o único animal racional, é o único que consegue utilizar sua estrutura mental para fazer julgamento e refletir sobre situações vivenciadas”.Assim pode-se dizer que, no ato de avaliar está implícito e/ou explícito julgamento de valor. Isto é extremamente importante, na medida em que se reconhece e entende que ao avaliar, tal atitude passa pelo crivo da ética e da moral.
Além disto, estudos e debates sobre a avaliação na perspectiva da Escola Organizada por Ciclos de Formação Humana, têm suscitado críticas e denúncias em relação às escolas e aos profissionais da educação, que ainda não se deram conta de que a mesmice não tem mais espaço na sociedade do conhecimento nos tempos atuais. Então, quais as conseqüências da avaliação?De acordo com a Professora Marilze, toda a avaliação deve: melhorar o ensino e a aprendizagem; evidenciar pontos fracos e pontos fortes no ensino e na aprendizagem; apontar as causas dos problemas para que sejam tomadas as medidas certas; melhorar a escola tendo em vistas seus resultados e conduzir intervenções focadas no problema e não nos efeitos.Nesta perspectiva, a avaliação é uma importante e indispensável ferramenta pedagógica para que a aprendizagem aconteça, afinal, é ela que permite uma intervenção focada nas dificuldades dos alunos e, conseqüentemente, resultados significativos. Quanto ao relatório descritivo nesta organização de ensino, a palestrante relata alguns problemas que são postos quando se discute o fazer relatório: De modo geral, causa rejeição nos pais e nos professores; não é objetivo;não informa ao leitor a aprendizagem do aluno;é escrito de forma fragmentada ou seja, cada professor relata uma ou duas linhas em relação sua disciplina e há muitas informações desnecessárias e equivocadas.No entanto, três elementos são indispensáveis na construção de um relatório descritivo sobre o ensino e a aprendizagem dos alunos. Devem apontar avanços obtidos pelos alunos, dificuldades encontradas e intervenções feitas pelo professor. Ainda, devem ser levadas em consideração as capacidades desenvolvidas ou não nas áreas do conhecimento.


Carlos Alberto Cardoso
Professor Formador do CEFAPRO-AF.

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