terça-feira, 21 de julho de 2009

ENCONTRO ESTADUAL DO PROINFANTIL

Encontro Estadual de Professores Formadores, Coordenadores, Tutores e Articuladores Pedagógicos de Educação Infantil do PROINFANTIL - Grupo 3 - Módulo 1 - Mato Grosso - 13 a 17/07/2009


UM POUCO SOBRE O PROINFANTIL


O Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil configura-se num programa de parceria entre União, Estado e Municípios e visa formar professores sem habilitação mínima exigida pela lei para atuar na Educação Infantil, valendo-se dos benefícios da formação em serviço, cujo espaço de formação é a própria instituição de Educação Infantil.
Este curso será desenvolvido na modalidade a distância, dividido em quatro semestres de 848 horas cada, totalizando uma carga horária de 3.392 horas. Cada semestre corresponde a um módulo envolvendo atividades coletivas presenciais (Fase Presencial, Encontros Quinzenais, Fases Presencial Intermediária) e atividades individuais (Leitura dos livros de estudo e realização dos exercícios no Caderno de Aprendizagem, Prática Pedagógica, Elaboração do Portfólio: planejamento diário, memorial, registro de atividades) e, ainda, a parte diversificada do currículo do Ensino Médio (Projeto de estudo de Língua Estrangeira).
O Proinfantil assenta-se legalmente na LDB nº. 9394/96, conforme reza o Art. 62. Os Diplomas de conclusão de curso serão expedidos pela Escola Normal que sediará a Agência Formadora, na qual o Professor Cursista estiver vinculado, em conformidade com a legislação vigente.
O currículo está estruturado em seis áreas temáticas:
• Linguagens e códigos (Língua Portuguesa e Literatura);
• Identidade, sociedade e cultura (Sociologia, Filosofia, História e Geografia);
• Matemática e lógica (Matemática);
• Vida e natureza (Biologia, Química e Física);
• Fundamentos da educação (Sociologia, Filosofia da Educação, Antropologia e Psicologia),
• Organização do trabalho pedagógico e metodologia, acrescentando-se às duas últimas a Língua Estrangeira.
A proposta pedagógica do Proinfantil se fundamenta numa concepção de educação entendida como processo permanente, articulando conhecimentos formalmente estruturados e saberes adquiridos com a prática, enfatizando, ainda, o caráter histórico e cultural do conhecimento.
Concebe a aprendizagem como o desenvolvimento das competências adquiridas no processo de formação pessoal e profissional por meio da ressignificação dos elementos sociais e culturais, advindos da estreita relação com o contexto em que vive, processo este articulado à construção da subjetividade que mobiliza elementos cognitivos, afetivos e sociais.
O conhecimento escolar é concebido enquanto resultado da construção processada a partir do encontro dos diferentes tipos de conhecimento: o saber cotidiano do professor e do aluno, elementos estéticos e culturais e as reflexões filosóficas, bem como as determinações legais sobre currículo.
A prática pedagógica se fundamenta enquanto prática social específica, de caráter histórico e cultural, que ultrapassa a prática docente das atividades didáticas. Supõe a análise e a tomada de decisões em processo, beneficiando-se do trabalho coletivo e da gestão democrática. A capacidade de tematizar a própria prática como atividade inerente ao professor reflexivo é fonte de ação que institui e transforma.
A interdisciplinaridade aqui é vista como forma de abordar questões contemporâneas sobre a produção do conhecimento, que enfatiza o rápido envelhecimento da informação atual.
A concepção de instituição de Educação Infantil, neste programa, é tida como espaço de cuidado e educação, organizado e planejado. O papel dessa instituição é determinante para a inserção da criança na cultura, compartilhando com a família a responsabilidade pela formação humana de seus filhos.
A criança no Proinfantil é compreendida e considerada um cidadão de direitos e um sujeito sócio-histórico-cultural que em função das interações dos aspectos biológicos e culturais apresenta especificidades no seu desenvolvimento.
Em consonância às concepções descritas, o programa, ao avaliar, considera o Professor Cursista em sua integralidade. Busca ser coerente com a idéia de formação de um profissional que tenha a dimensão de seu papel social, especialmente em nossa sociedade marcada por desigualdades de diferentes ordens, que tenha consciência da função social da instituição em que atua e que persiga a responsabilidade com a formação da criança.
A avaliação, por sua vez, é entendida como parte inerente do processo de ensino e aprendizagem. Os resultados devem servir para orientar a aprendizagem, cumprindo uma função eminentemente educacional, rompendo-se com a falsa dicotomia entre ensino e avaliação. A avaliação baseia-se na concepção formativa para que, inclusive, tenha impacto sobre a avaliação que o Professor Cursista fará do processo de aprendizagem de suas crianças.

Neuza Maria Tozzi/Professora Formadora em Língua Portuguesa/Cefapro/AF
REFERÊNCIA

Proposta Pedagógica do Proinfantil/MEC.

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